Sereias – Casos e histórias reais

Sereias – Casos e histórias reais

Sereias – Casos e histórias reais

Você aí, acredita em sereias? Aquela criatura metade mulher, metade peixe, que encantaria homens só com sua voz? Acreditando ou não, sereias são criaturas místicas incríveis, cercadas de histórias e lendas bizarras. Afinal elas existem ou não? Vamos ver alguns relatos, histórias e algumas curiosidades sobre as sereias.

Provavelmente você já viu algum filme ou ouviu algumas histórias sobre sereias. Aquela criatura mágica, metade mulher, metade peixe que seria capaz de hipnotizar homens com seu canto.

Muito antigamente na mitologia grega, antes de serem sereias eram conhecidas com sirenas, e ao invés de ter o corpo metade peixe, era metade pássaro. Assim da mesma forma que as sereias, as sirenas também moravam próximas ao mar e atraiam os homens para lá. Com o tempo as lendas foram mudando e a sereia como conhecemos atualmente só foi surgir na Inglaterra por volta da idade média.

Segundo a lenda do folclore britânico existia uma jovem sirena, metade mulher, metade pássaro, que adorava nadar e ficar na água o dia inteiro, por conta disso sua mãe resolver amaldiçoa-la transformando ela em um peixe, já que ela gostava tanto de água. Mas sua avó interviu na transformação e por isso só transformou metade dela em peixe, foi nesse momento que surgiram as primeiras histórias das sereias.

Sirenas e sereias, mitologia grega
Sirenas – Mitologia Grega

Por mais que muita gente ache que é só história, no mundo inteiro existem muitas pessoas que acreditam na existência das sereias.

Desde as primeiras histórias elas são vistas como criaturas traiçoeiras que encantam os homens parar arrastá-los ao o mar, para assim poder mata-los. Existem muitas lendas antigas que diziam que os marinheiros eram hipnotizados e levados juntos com toda a tripulação para alto mar, atrás do canto das sereias e assim se perdiam e morriam por lá.

Segundo as lendas, a única forma de se escapar de uma sereia é cantando mais bonito que ela ou matando-a, sendo que o único método possível seria arrancando sua cabeça.

Apesar da grande maioria retratar dessa forma, nem todas as histórias contam com sereias do mal, teria algumas que até ajudaram pescadores a enfrentar grandes tempestades em alto mar, outras lendas ainda retratam casos em que sereias guiaram marinheiros para minas de tesouros ,deixando eles muito ricos.

Vale ressaltar que não foi apenas na Inglaterra que tivemos casos e histórias de sereias, elas também apareceram em lendas de diversos países como por exemplo na Rússia, sendo chamadas de Russalkas, que também encantavam os homens com seu canto e após chegarem perto matavam eles afogados. Na China eles falavam de sereias mesmo antes de Cristo, desde 4 A.C. No folclore brasileiro também temos uma famosa seria, Iara. Apesar de ser brasileira, a história não muda praticamente nada, uma mulher metade peixe, que encanta os homens e mata elas.

Como vimos as sereias surgiram a anos atrás e cada pais e cidade tem sua versão, agora vamos a alguns relatos mais famosos e importantes de pessoas que viram e contaram suas histórias.

Um dos relatos mais conhecidos a respeito de sereias é de Cristóvão Colombo, segundo seu relato enquanto viajava para o Caribe ele viu duas criaturas parecidas com mulheres pulando para fora das águas. Outro marinheiro famoso que fugia e temia as sereias era Edward Teach, mais conhecido como Barba Negra. De acordo com as histórias, Barba Negra morria de medo de rotas marinhas cujas lendas diziam que existiam sereias.

Alguns casos na África são bem interessantes, em um cidade litorânea foi encontrado no mar um ser metade peixe, metade humano, mas não parecia com sereia, algo bem estranho que não souberam definir. Em 2012 no Zimbabwe teve outra suposta aparição de sereias. Operários de uma grande obra próxima ao mar, pediram para ir embora dizendo que nunca mais voltaria para aquele lugar após serem atacados por sereias. A empresa contratou novos funcionários para os postos e a história se repetiu. Já em 1991 na África do Sul foram achados 30% do resto de uma criatura desconhecida, dentro de um tubarão, resto de um ser humanoide, como resto de uma mão e crânio humano, além disso na boca do tubarão tinha um ferrão fincado.

No Canadá em 1967, em um passeio de cruzeiro, uma família disse ter visto uma sereia, uma mulher com calda de golfinho, a história ficou tão famosa que até o jornal Times noticiou o caso. Depois disso ninguém mais viu essa sereia.

Um dos vídeos mais famosos da internet foi capturado em maio de 2013 por dois amigos que andavam em uma praia em Israel. Enquanto eles filmavam aquele ser em cima da pedra ela corre e se joga para dentro do mar.

E ai, no que você acredita? Será que existem sereias? Acredita que alguém pode ter realmente visto ou elas não passam de lendas?  

Suposta sereia em mar de Israel

abreulima