Os piores insetos do mundo!

Os piores insetos do mundo!

Perigo! Os piores insetos do mundo!

Insetos perigosos

Cair na água e se deparar com um tubarão não é algo muito confortável não é mesmo? Praticamente todo mundo teria medo de ficar cara-a-cara com um leão, certo?

O medo desses animais é normal, mas você tem medo de insetos? Quase ninguém fica com medo quando vê um mosquito ou uma formiga. No texto de hoje vocês irão descobrir que alguns insetos pequeninos podem ser mais perigosos que os ferozes animais selvagens.

Como vocês sabem, o mundo animal é enorme e existe uma grande variação de espécies, animais grandes e fortes e também animais pequenos e perigosos. Vamos lá.

Mosca Tsé-Tsé

A mosca Tsé-Tsé é um inseto com a picada mais mortal de todas. Nativa da África e assim como outros insetos também se alimenta de sangue. Essas moscas quando picam injetam uma toxina muito poderosa que tem o poder de deixar as vítimas em um sono profundo. Se for picado por essa mosca você vai ficar muito fraco e sonolento e com poucos dias doente a vítima pode apresentar febre alta, fadiga, tremor, dores intensas, convulsões até que dorme e nunca mais acorda.

A doença que a mosca Tsé-Tsé transmite é conhecida também como Doença do Sono e só na África, por ano, acaba matando mais de 500 mil pessoas. A mosca mortal é bem pequena e tem cerca de 1,3 cm e é justamente o seu tamanho e sua poderosa toxina que faz essa mosca um dos insetos mais perigosos do mundo.

Barbeiro

O Barbeiro também é conhecido como o inseto do beijo porque tem o hábito de picar a face do ser humano enquanto dorme, principalmente bebês e crianças. Os barbeiros transmitem um parasita chamado de Trypanosoma cruzi que causa a famosa doença de chagas, transmitida pelas fezes do barbeiro.

O barbeiro após a picada, defeca na pele do lado de fora e como a pessoa após receber uma picada geralmente vai coçar o local, aquilo acaba esfregando as fezes para dentro da picada e é exatamente nesse momento em que o parasita entra em ação e se instala no seu corpo.

A doença de chagas é muito perigosa pois causa inchaço no fígado o que acaba gerando fortes febres. Geralmente a febre passa em alguns dias e a pessoa nem se dá conta que está contaminada embora o parasita já esteja alojado dentro do organismo e é por isso que em muitos casos a vítima apenas descobre que está infectada anos depois quando a doença já está muito grave.

Quando a doença se prolifera, atinge o coração, intestino e esôfago causando vários inchaços nos órgãos o que pode levar a morte. Estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas nas Américas tenham a doença de chagas e cerca de 14 mil delas morrem por ano por causa dessa doença.

Carrapato Estrela

Pouco se fala sobre esse carrapato, mas ele é bastante mortal e tem que ser evitado. Geralmente as espécies desses aracnídeos vivem em zonas rurais onde há gado, cavalo e coisas do tipo e é por isso que esse inseto recebe um outro nome, carrapato cavalo. Sua picada pode transmitir uma doença muito perigosa conhecida como febre Maculosa, uma infecção muito forte que está preocupando as pessoas e as autoridades.

A princípio essa doença causa uma febre muito alta, tão forte que pode até causar a morte da vítima. Todos os anos centenas de pessoas morrem por causa desse carrapato aqui no Brasil e em muitos casos quando a pessoa é infectada ela não consegue se curar. Já tivemos cidades onde 100% dos pacientes que foram infectados faleceram. Claro que existe cura mas deve ser tratada imediatamente.

Insetos perigosos
Carrapato – Insetos perigosos

Mosca Varejeira

A mosca varejeira é muito popular aqui no Brasil e se trata de uma mosca que carrega uma larva que se hospeda no corpo da sua vítima. Esse parasita se aloja na pele de mamíferos e isso inclui nós, seres humanos. Quando injetado, esse parasita cresce dentro do nosso corpo e se alimenta da carne da vítima. Essas larvas que se hospedam em humanos são conhecidas também como bernes e o processo para retirar esse verme é bem doloroso e nojento.

Quando a mosca injeta seus ovos, aquilo cresce dentro do seu corpo e deixa o corpo da pessoa cheio de bichos, chamado de Miíase. Caso a Miíase não seja tratada a pessoa pode falecer, sem contar que a região picada fica cheia de larvas literalmente podres. Existem dois tipos de Miíase, a que ataca a pele e a que ataca o nariz, nesse caso a que ataca o nariz acontece principalmente com quem sofre de rinite, fazendo com que a larva acabe se instalando dentro do seu nariz. A mosca depois que injeta seus ovos faz um estrago danado no ser humano e se não for tratado pode levar ao óbito.

Formiga Bala

A formiga Bala é uma das maiores espécies de formigas do mundo e são encontradas geralmente em florestas tropicais na Nicarágua e Paraguai. A picada dessa formiga é tão forte que chega a ser 30 vezes mais dolorosa que a picada de uma vespa ou até mesmo a picada de uma abelha. Quem já levou uma picada de abelha sabe que doí, imagina então você receber 30 vezes uma dor dessas. A relatos que a picada dessa formiga é tão dolorosa que algumas pessoas que foram picadas cogitaram até mesmo tirar a própria vida por causa daquela dor muito intensa, uma vez que não estavam mais aguentando.

É por isso que pode se dizer que essa formiga é dona da picada mais dolorosa do reino animal, cuja dor é tanta que já foi comparada com receber um tiro, por isso o nome. A formiga bala, mede geralmente 2,5cm e em cada formigueiro existem centenas dessas formigas. Agora imagine só ser picado por várias delas?

Viúva Negra

 A famosa aranha viúva negra, que tem seu nome usado em grandes filmes, pode ser encontrada em todos os cantos do mundo com exceção na Antártida. As viúvas Negras costumam se abrigar dentro de pneus velhos, latas vazias e até mesmo dentro de sapatos.  

Essa aranha possui esse nome porque as fêmeas costumam matar e devorara o macho após o acasalamento, se tornando uma viúva do mal. Elas são muito venenosas, mas não são agressivas, só picam quando se sentem ameaçadas, porém quando pica a aranha injeta um veneno na vítima muito forte. Logo no momento da picada a dor é leve e parece até uma picada de pernilongo, o problema mesmo é depois que o veneno começa a se espalhar pelo corpo e em 15 min o veneno já começa a afetar seu sistema nervoso, causando forte dores em todo o seu corpo, gerando câimbras e espasmos.

As horas seguintes são ainda piores, como o veneno se espalha rapidamente a vítima começa a ter algumas partes do corpo paralisadas, o batimento cardíaco diminui a dor aumenta causando alucinações, segundo relatos de muitas vítimas. Se a vítima for uma mulher grávida o efeito da picada é tão forte que é bem possível que ela entre em trabalho de parto.

O veneno é bastante poderoso, mas quando injetado em adultos saudáveis a vítima não chega a falecer, mas sofre muito. Geralmente as picadas são fatais em crianças.

Insetos perigosos
Viuvá negra

Puss Caterpilla ou Lagarta Cachorrinho

Embora esse animal pareça uma lagartinha fofa com pelinhos, não se engane pela aparência e não toque nele. São exatamente esses pelinhos que podem fazer esse inseto ser bastante tóxico. Esses pelos estão ligados a várias glândulas venenosas espalhadas em seu corpo e por serem extremamente finos, ao tocar na lagarta entram facilmente na pele como se fossem espinhos afiados. Depois então que esse pelo já está dentro da sua pele de forma simples o veneno entra dentro do seu corpo e em poucos segundos a vítima pode começar a sentir náuseas fortes, dores no peito, começar a vomitar e até mesmo convulsionar.

Essa forte dor pode ficar latejando em seu corpo por até 12 horas e na maioria dos casos não há muito o que fazer, apenas esperar. Nesse período longo de 12 horas a toxina pode se agravar e causar um problema respiratório sendo necessário procurar um médico imediatamente.

É por isso que vai uma dica, se por algum motivo você tocar nesse inseto ou ser picado por algum inseto perigoso, vá para o hospital e se possível capture o inseto e leve-o junto a você. A importância desse procedimento se deve uma vez que o médico vai poder identificar o inseto mais facilmente e vai saber qual a toxina que ele injetou, dessa forma vai ser mais fácil do médico poder te tratar.

Mosquitos 

Por último mas não menos importante temos o inseto mais perigoso de todos, ninguém fica com medo quando vê um mosquito mas deveria ficar no mínimo preocupado querendo mata-lo. Já viu o tanto de mosquito que existem por aí e na maioria das vezes estão cheios de doenças? Por isso que eles são considerados como os insetos mais perigosos do mundo, eles causam cerca de 1 milhão de mortes por ano. Atualmente existem várias espécies de mosquitos e cada um transmite uma doença, uma das mais mortais transmitidas pelo mosquito é a doença conhecida como Malária.

A Malária é uma doença tão forte que é responsável pela morte de milhares de pessoas todos os anos e essa podemos dizer que é a mais conhecida e famosa dentro de várias outras doenças. Aqui no Brasil, por exemplo, uma forte doença que é transmitida pelo mosquito é a Dengue, que tem que ser combatida cada vez mais.

Voltando para malária para ter uma noção, a organização mundial da saúde estima que a cada 30 segundos uma criança morre de Malária, todos os anos são notificados mais 500 milhões de casos que foram vítimas dessa doença. Além dessas doenças citadas temos também a febre amarela, encefalite, febre do Nilo Ocidental, dentre várias outras. É por isso então que o mosquitinho que nós nem damos importância, deve ser evitado tomando muito cuidado.

Insetos perigosos
Mosquito

abreulima